Conheça nosso Blog
As emissões de gases de efeito estufa (GEE) tem aumentado significativamente desde a Revolução Industrial. Com isso, é evidente que a influência humana contribui diretamente nas alterações do clima, causando mudanças no meio ambiente consideradas e preocupantes a curto e longo prazo. Alguns modelos de projeções dos cenários climáticos futuros demonstram que a temperatura da superfície do globo continuará aumentando em todos os cenários de emissões considerados. Sendo assim, é de extrema importância definir ações de mitigação para estados e corporações.
Uma das ações que vem ganhando espaço é o Plano de Descarbonização, que propõe medidas de redução nas emissões de GEE em um período definido, podendo variar de acordo com o objetivo. Esse plano visa estabelecer um acompanhamento periódico das fontes poluidoras e suas emissões de forma a atribuir estratégias econômicas que viabilizem e acelerem o processo de redução das emissões de carbono. Para isso são analisadas políticas, matrizes energéticas, tecnologias e questões financeiras de forma a se garantir operações de baixo carbono.
Como o plano busca atingir metas estabelecidas a curto ou longo prazo, a depender dos objetivos dos estados e empresas, é necessário que haja revisões constantes e regulares das metas de descarbonização de forma a garantir uma boa evolução das ações. Ele deve conter marcos relevantes que permitam identificar o andamento e a efetividade das ações que foram propostas ao longo de toda trajetória da descarbonização.
O Plano de Descarbonização deve ser baseado em um Planejamento Estratégico que contemple etapas de diagnóstico e planejamento. A etapa de planejamento conta com 4 fases de detalhamento:
1) Gerenciamento das emissões: diagnosticar as emissões, determinando a massa de GEE lançada na atmosfera em um período de referência;
2) Estratégias: definir os cenários, projetos e estratégias a serem executadas visando atingir o plano de descarbonização;
3) Planos de Ação: compartilhar com todas as áreas as ações de redução das emissões em cada setor e execução dos projetos definidos anteriormente.
4) Monitoramento: acompanhamento regular das ações implementadas de forma a observar sua eficácia e, caso necessário, realizar ajustes.
Essa é uma das etapas necessárias para a implementação de um Plano de Descarbonização. Se você quer implementar um gestão de baixo carbono em sua empresa, conte com nossa equipe técnica. Vamos juntos criar as melhores estratégias para a descarbonização de sua empresa.
FONTES:
Plano de Neutralização de Emissões de GEE do ES. Universidade Federal do Espírito Santo, [s.d]. Disponível em: https://impactoclima.ufes.br/netzeroes. Acesso em: 26 jan. 2023.Gostou? compartilhe!