English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Já realizou o inventário de GEE do seu empreendimento?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Já realizou o inventário de GEE do seu empreendimento?

O que é o Inventário dos Gases do Efeito Estufa?

.

O inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento que define as fontes de emissão e os sumidouros dos gases causadores do efeito estufa, bem como a quantidade emitida ou retirada do ambiente. Portanto, é uma forma de identificar, mapear e quantificar as fontes de emissão de GEE de empreendimentos e/ou atividades.

.

Algumas fontes emissoras de GEE são: processos de combustão, produção de compostos químicos, exaustão de veículos automotores e produção de energia elétrica.

.

Esse inventário é usualmente feito de forma anual, compreendendo o período de janeiro a dezembro do ano anterior.

.

 

A importância de fazer o Inventário dos Gases do Efeito Estufa

.

A identificação e o inventário dos Gases do Efeito Estufa são cruciais, uma vez que permitem avaliar o impacto de um empreendimento, por exemplo indústrias, sobre o sistema climático global. Também, é um meio de compatibilizar o desenvolvimento econômico em conjunto com a proteção do sistema climático do mundo.

.

O excesso de emissão de gases do efeito estufa contribui para a intensificação da retenção desses gases na atmosfera, contribuindo para a maior contenção de calor na Terra, aumentando a temperatura atmosférica e ocasionando o aquecimento global. Sendo assim, com a  quantificação e gerenciamento dessas emissões é possível estabelecer planos e metas para a redução dos GEE e, assim, evitar prejuízos ambientais decorrentes deste evento. 

.

Um exemplo de como esse inventário é importante é a citação da Justiça Federal do RS (JFRS): “Após apresentar os dados, Montenegro [Patrícia Montenegro, representante da empresa Combustech, contratada para realizar o inventário] indicou um plano de descarbonização 2030 e 2050 para a instituição, que é composto por várias recomendações, como priorizar a troca da frota para carros elétricos e substituição de máquinas com gás de menor emissão e controle de temperatura automática dos ambientes, manter práticas de teletrabalho adotadas e incentivar mobilidade sustentável.”. 

.

O inventário é um diagnóstico relevante para identificar, mapear e quantificar as fontes de emissões dos GEE. Assim, com esse relatório, é possível criar e estabelecer metas de redução desses gases e, também, possibilita conhecer o perfil das emissões resultantes das atividades da organização. Ademais, é uma importante ferramenta contra as mudanças climáticas e possibilita a  otimização operacional da empresa. 

.

Além de ser um meio eficaz de ajudar na manutenção do meio ambiente, é inclusive o meio de cumprir leis, protocolos e padrões estabelecidos. Ainda é uma forma de empresas e governos investirem em equipamentos, tecnologias e em políticas eficazes para a mitigação das emissões dos GEE.

.

E você sabia que a Engear Consultoria presta serviços de Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa, possuindo declarações de atestado técnico de diversos clientes? Precisando deste e de outros serviços relacionados ao meio ambiente, conte conosco!

 

………………………….



Fontes:

.

Resultados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da JFRS são apresentados. Disponível em: https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=26451

.

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA - GEE. Disponível em: https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/copy_of_InventriodeEmissesdeGasesEfeitoEstufaGEE.pdf

.

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA 2018. CEMIG. Disponível em: https://www.cemig.com.br/wp-content/uploads/2020/07/inventario-de-gases-efeito-estufa-2018.pdf

.

Inventário nacional de emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa. EMBRAPA. Disponivel em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1129471/inventario-nacional-de-emissoes-e-remocoes-antropicas-de-gases-de-efeito-estufa



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×