English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NET ZERO, CARBONO NEUTRO, CARBONO NEGATIVO, CARBON FREE?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NET ZERO, CARBONO NEUTRO, CARBONO NEGATIVO, CARBON FREE?

Em virtude das mudanças climáticas e acordos internacionais visando a redução das emissões de gases do efeito estufa, instituições públicas e privadas buscam constantemente compromissos para alcançar concentrações de CO2 cada vez menores. Por isso, nomenclaturas diferentes foram criadas para tratar os tipos de abordagem de redução das emissões.

  •    Net Zero: é o diminutivo da expressão “net zero carbon emissons” que em tradução livre significa “zero emissões líquidas de carbono”. A terminologia refere-se ao compromisso em zerar as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa na atmosfera, ou seja, as emissões de escopo 1, 2 e 3. No Net Zero deve-se criar esforços para não mais emitir GEE na atmosfera decorrente do processo produtivo e, quando emitido de forma residual, ou seja, quando não houver alternativas de redução, deve ser feita uma compensação, zerando essas emissões.  
  •    Carbono Neutro: consiste em atingir um balanço zero nas emissões diretas de carbono, ou seja, quando a quantidade de CO2 produzida e emitida é eliminada e/ou compensada. Também é usado o termo “Neutralidade de Carbono” para se referir ao Carbono Neutro. Ressalta-se que ao contrário do Net Zero, para ser Carbono Neutro basta atingir um balanço zero nos escopos 1 e 2. O escopo 3 é opcional. 
  •    Carbono Negativo: ao contrário do Net Zero e Carbono neutro onde apenas são zeradas as emissões de carbono, o termo Carbono Negativo refere-se às iniciativas de não apenas controlar as emissões de GEE, como também remover da atmosfera mais do que se emite, removendo emissões adicionais. 
  •    Carbon free: consiste em uma ação complementar aos objetivos anteriores onde a empresa busca a utilização de energia 100% limpa em suas operações. Uma energia 100% limpa, requer fontes livres de carbono, ou seja, a energia é produzida por um recurso que não gera emissões de carbono, como por exemplo, energia proveniente de hidrelétricas ou de usinas nucleares. 

 

E aí, a sua empresa está aderindo qual dos compromissos mencionados? Conte conosco para auxiliar sua empresa na redução das emissões de carbono.

 

 

Referências 
IPCC.
Disponível em <https://www.ipcc.ch/sr15/chapter/glossary/>. Acesso em 26 de janeiro de 2023.

TASKFORCE ON SCALING VOLUNTARY CARBON MARKETS. Janeiro, 2021

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×