English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Afinal, o que é uma COP? E a COP 27?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Afinal, o que é uma COP? E a COP 27?

Afinal, o que é uma COP? E a COP 27?

A COP (Conferência entre as Partes) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima foi adotada em 1992. É uma associação em que todos os países membro se encontram anualmente para discutir e avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.

 

Mas, qual o motivo dessas COPs serem tão importantes? Através dessas reuniões é possível reunir líderes mundiais com o objetivo de discutir o aquecimento global, emissões de carbono e como enfrentar as mudanças climáticas.

 

O que foi a COP 27?

A COP 27 foi a 27ª reunião anual da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) que ocorreu em Sharm El Sheikh, Egito. Ocorreu entre os dias 7 e 18 de novembro de 2022.

 

Essa conferência está relacionada à revisão dos inventários de emissões apresentados por todos os países membros e, com essas informações, avaliar os progressos feitos e quais serão as medidas que deverão ser tomadas.

 

Durante os dias de reunião várias reflexões e discussões surgiram, dentre elas podemos citar: o Acordo Climático de Paris que está na metade do caminho e o seu prazo é até 2030; a Conferência de Biodiversidade da ONU que aconteceu após a COP 27 onde foram discutidas medidas ambiciosas referentes à biodiversidade, lembrando que as soluções apresentadas foram baseadas na natureza, papel crítico das comunidades indígenas e a sociedade civil como voz e papel vital na ação climática.

 

Outro resultado da COP 27 foi que os países reafirmaram seus compromissos de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Além de aumentar o apoio financeiro, tecnológico e de capacitação necessários para os países em desenvolvimento.

 

Uma das resoluções mais importantes da COP 27 foi referente a aprovação de um tipo de financiamento climático a países vulneráveis às mudanças climáticas, conhecido como perdas e danos. Essa resolução se refere que as nações ricas necessitam compensar os países pobres afetados por eventos extremos, como enchentes.

 

Não podemos deixar de citar que nas COPs anteriores, ocorreram resoluções que foram extremamente importantes para a sociedade, dentre eles, podemos citar: o Acordo de Paris, na COP 21, e a criação do mercado global de carbono, na COP 26.

 

Fontes:

United Nations Climate Change. UNFCCC. Disponível em: https://unfccc.int/. Acesso em 05 de janeiro de 2023.

 

United Nations Climate Change. UNFCCC. Disponível em: https://unfccc.int/news/cop27-reaches-breakthrough-agreement-on-new-loss-and-damage-fund-for-vulnerable-countries. Acesso em 05 de janeiro de 2023.

 

COP 27. Disponível em: https://cop27.eg/#/



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×