English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Diferença entre ABNT 10151 e ABNT 10152

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Diferença entre ABNT 10151 e ABNT 10152

Apesar de as duas normas tratarem de ruído e possuírem diversas semelhanças na metodologia de monitoramento, elas se referem a ensaios distintos. A ABNT 10151 refere-se à medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas. Já a ABNT 10152 se refere ao monitoramento de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações.

.

Mas se uma norma se refere ao monitoramento em áreas habitadas e a outra em ambientes internos, qual a confusão existente entre tais metodologias?

.

Na ABNT 10151 há diversos métodos para monitoramento de ruído em áreas habitadas, incluindo a medição em ambientes internos às edificações. Todavia, o objetivo de monitorar ambientes internos às edificações da ABNT 10151 é de determinar os níveis de pressão sonora em função da finalidade de uso e ocupação do solo. No caso, os níveis de pressão sonora gerados no ambiente interno são provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos. Podemos citar alguns exemplos: 

.

  • O nível de pressão sonora no período noturno, dentro de um dormitório, e provocado pela música de um bar, está dentro do permitido considerando que o dormitório está situado em área residencial?
  • O som provocado pela movimentação veicular de caminhões no período diurno de uma mineração situada em área rural é adequado para as pessoas que estão dentro do escritório?

.

Na ABNT 10152, por outro lado, os monitoramentos em ambientes internos às edificações são com a finalidade de avaliar o impacto sonoro de acordo com o objetivo de uso do ambiente. Podemos citar alguns exemplos: 

.

  • O nível de pressão sonora de uma enfermaria está adequado aos limites permitidos para tal ambiente?
  • O nível de pressão sonora de uma sala de cinema está adequada de forma a não prejudicar a saúde das pessoas que estão assistindo aos filmes?
  • O som gerado por uma máquina de lavar está adequado para uma lavanderia? 

.

Note que na ABNT 10151 a preocupação é com os limites permitidos por período (diurno, noturno, vespertino) e por uso e ocupação do solo (área rural, residencial, industrial, etc). Na ABNT 10152, por sua vez, a preocupação é com os valores de referência para cada tipologia de uso do ambiente (clínicas e hospitais, centros comerciais, escritórios, templos religiosos, hotéis, etc). 

.

Ficou mais claro?

.

A ENGEAR possui reconhecimento de competência para executar monitoramento de ruído ambiental conforme ABNT 10151 e ABNT 10152. Precisando deste serviço? Entre em contato conosco.

.

.

…………….

 

Referências

 ABNT NBR 10151:2019. Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, 2020.

ABNT. ABNT NBR 10152: 2017. ABNT 10152 - Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Associação Brasileira de Normas Técnicas.Rio de Janeiro, 2020.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×