English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Seu aeroporto possui acreditação pela ACA?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Seu aeroporto possui acreditação pela ACA?

O ACA (Airport Carbon Accreditation) foi desenvolvido e lançado em 2009 pelo ACI (Airports Council International) e refere-se a um programa de gestão global e voluntária de carbono padrão para aeroportos, buscando um setor mais sustentável. O objetivo do programa é estimular um setor aéreo mais sustentável, estimulando as melhores práticas em gestão de carbono e reduzindo as emissões de gases do efeito estufa de suas operações.

Sendo assim, de forma a reconhecer de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de CO₂, o ACA divide a acreditação de gestão de carbono em seis etapas:

  • Nível 1 - Mapeamento: nesta etapa os aeroportos devem realizar o inventário de sua pegada de carbono (escopo 1 e 2).
  • Nível 2 - Redução: nesta etapa os aeroportos devem cumprir o nível anterior e estabelecer uma gestão de carbono de forma a garantir uma progressiva redução de sua pegada de carbono.
  • Nível 3 - Otimização: nesta etapa os aeroportos devem cumprir os níveis anteriores e também inventariar as emissões de escopo 3 e engajar os stakeholders (partes interessadas), ou seja, companhias aéreas, prestadores de serviços, empresas de catering, controle de tráfego aéreo dentre outros que trabalham no sítio aeroportuário. Neste sentido, a ENGEAR Consultoria desenvolveu junto ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, dentre diversas ações, uma trilha de treinamento justamente para engajar os seus stakeholders. Confira a trilha disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=t48pdxj_DUA&list=PLrAAkpUMHLLQ1tt97739OFr5yvnNuea-S
  • Nível 3+ - Neutralidade: nesta etapa os aeroportos devem cumprir os níveis anteriores e compensar suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 bem como as emissões de viagens de negócios da equipe que não puderam ser eliminadas por alterações de processo;
  • Nível 4 - Transformação: Nesta etapa os aeroportos devem alinhar sua ambição de gestão de carbono (no mínimo escopo 1 e 2) com as metas climáticas globais baseadas na ciência e se comprometer na trajetória definida para alinhar suas operações às metas de reduções propostas. Nesta etapa também deve ser fortalecido o engajamento dos stakeholders (partes interessadas);
  • Nível 4+ - Transição: nesta etapa os aeroportos devem cumprir os níveis anteriores e compensar suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 bem como as emissões de viagens de negócios da equipe que não puderam ser eliminadas por alterações de processo.

E se seu aeroporto busca se certificar pelo programa ACA, conte com a ENGEAR Consultoria. Te auxiliamos em todos os procedimentos e etapas necessárias para adesão ao programa. Entre em contato conosco.

Fontes:

Airport Carbon Accreditation. 6 levels of accreditation. Disponível em: 

<https://www.airportcarbonaccreditation.org/about/6-levels-of-accreditation>



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×