English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Chuva Ácida e Poluição Atmosférica

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Chuva Ácida e Poluição Atmosférica

A chuva ácida é a precipitação da água que possui uma acidez maior do que a chuva normal, ou seja, é uma precipitação de água com acidez maior do que aquela provocada pela reação com dióxido de carbono (CO2), gás presente naturalmente na atmosfera. Todavia, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, 2022) o evento denominado como chuva ácida também inclui outros tipos de precipitação, como neve, neblina, granizo ou até poeira ácida.

.

Assim, considerando a constituição gasosa da atmosfera, a chuva é naturalmente ácida, possuindo um pH em torno de 5,6. Contudo, devido aos poluentes liberados pelas atividades antrópicas (queima de combustíveis fósseis, em veículos automotores, indústrias, termoelétricas, dentre outros), o pH da mesma pode chegar a 4,5 e 2,8 em algumas regiões. Isso devido a reação de gases, em especial óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), com água, formando ácidos. Sendo assim, quanto maior a poluição do ar por NOx e SOx, maior será a acidez da chuva.

.

Porém, deve-se destacar que não apenas centros urbanos e pólos industriais sofrem com este fenômeno. Em virtude da dispersão de poluentes atmosféricos, áreas rurais também podem sofrer com a chuva ácida. Como exemplo, podemos citar o caso do SO2 produzido pela queima do carvão na Termoelétrica da Candiota no Rio Grande do Sul, na década de 90, que chegou até o Uruguai, prejudicando o meio ambiente também daquele país. Esta é a chamada poluição transfronteiriça, isto é, ultrapassa as fronteiras de um país.

 

Além do aumento da acidez, diversas consequências são observadas com a chuva ácida: alteração na biota aquática (como morte de espécies e alterações no ciclo reprodutor), destruição da flora, contaminação de lençóis freáticos e solo, problemas respiratórios e irritação de garganta nos seres humanos, corrosão de monumentos, prédios, dentre outros.

..

A forma de amenizar esses problemas é diminuindo a emissão de gases na atmosfera como, também, desenvolver estratégias e planos de qualidade do ar baseados em evidências científicas.

.

….

 

Fontes:

 

Cetesb. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Poluentes. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/. Acesso em 9 de março de 2023.

 

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. O que é chuva ácida e o que ela faz? 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/12/o-que-e-chuva-acida-e-o-que-ela-faz. Acesso em 9 de março de 2023.

 

LANGANKE, Roberto. Chuva Ácida. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/des_chuva.htm. Acesso em 9 de março de 2023.

 

USP. Universidade de São Paulo. Poluição Atmosférica & Chuva ácida. Disponível em: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html#topo. Acesso em 9 de março de 2023.

 

UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Modelagem do Problema. Carbópolis. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopModelagem.htm. Acesso em 9 de março de 2023.

 

EPA. Agência de Proteção Ambiental dos Estado Unidos. What is Acid Rain?. 2022. Disponível em: nidoshttps://www.epa.gov/acidrain/what-acid-rain. Acesso em 9 de março de 2023.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×