English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

PEGADA DE CARBONO EM EVENTOS

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

PEGADA DE CARBONO EM EVENTOS

PEGADA DE CARBONO EM EVENTOS

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das atividades humanas podem ser descritas pelo conceito da pegada de carbono. Ela se trata de um instrumento responsável por incluir as emissões diretas e indiretas de compostos químicos como metano, óxido nitroso, dióxido de carbono, dentre outros. No caso das emissões geradas durante uma organização ou realização de evento, existem quatro áreas principais a ter em conta no cálculo: viagens, alojamento, local e alimentação.

 

Calcular uma pegada de carbono, seja para um indivíduo ou uma organização, é uma ferramenta eficaz para a gestão ambiental e energética. Ela ajuda a identificar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, avaliar o desempenho ambiental, aumentar a conscientização sobre os impactos ambientais e custos associados, além de contribuir com o desenvolvimento de práticas compensatórias.

 

Neste sentido, a neutralização de carbono em eventos age como uma forma de compensação ambiental pelo impacto causado em comemorações como festas, corridas, shows e outros tipos de eventos sociais. Ou seja, é uma forma de mitigar a pegada de carbono.

 

Uma das formas de compensar as emissões de carbono é através da neutralização por meio do plantio de árvores que absorvem a massa de dióxido de carbono estimada como sendo referente ao emitido por eventos. Além disso, o plantio de árvores também traz contribuições significativas ao meio ambiente, como proteção de biomas, recuperação de áreas degradadas, abrigo de fauna e melhoria de paisagens.

 

Precisando determinar a pegada de carbono de seu evento? Conte conosco. Será um prazer atendê-los.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSEF, Júlia. Neutralização de carbono em eventos. ECycle, [s. d.]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/neutralizacao-de-carbono-em-eventos/. Acesso em junho de 2023.

 

CARBON FOOTPRINT. Carbon Calculator. Disponível em: https://www.carbonfootprint.com/calculator.aspx IBERDROLA. O que é a pegada de carbono e por que é vital reduzi-la para frear as mudanças climáticas? Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/pegada-carbono. Acesso em junho de 2023.

 

UFV. Por que neutralizar um evento? Programa Carbono Zero. Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: https://www.carbonozero.ufv.br/?informativos=por-que-neutralizar-um-evento. Acesso em junho de 2023.

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×