English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Plano de Controle Emergencial de Mitigação de Poeira

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Plano de Controle Emergencial de Mitigação de Poeira

Os efeitos provocados pela Poluição Atmosférica na saúde humana e bem-estar público e ambiental já são conhecidos e largamente debatidos. Por isso, a implementação de medidas de mitigação de emissão tem se intensificado ao longo dos anos, especialmente em fontes industriais. Todavia, muitas vezes as emissões são ocasionadas por eventos alheios aos empreendimentos, como condições meteorológicas críticas que favorecem a dispersão de poluentes. Estes casos, ocorrem, na maioria das vezes, em fontes difusas, cuja emissão é por uma fonte que não possui dispositivo projetado para dirigir ou controlar seu fluxo, como são os casos de emissões de vias de trânsito e situações de carregamento e descarregamentorequi de materiais.

Nestas situações a emissão é intensificada, por exemplo, por eventos de rajadas de vento e baixa umidade, provocando uma grande elevação de poeira. Por isso, no período seco as concentrações de poluentes atmosféricos são maiores, ocasionando uma piora na qualidade do ar e aumento dos quadros clínicos de doenças respiratórias.

Apesar de muitas empresas já aplicarem medidas de controle de emissão de poluentes atmosféricos na rotina operacional, ações rápidas e emergenciais têm sido cada vez mais demandadas pelos órgãos públicos. Logo, busca-se reduzir o impacto ambiental de poluentes atmosféricos e o índice de reclamações da sociedade.

Para isso, portanto, tem sido cada vez mais requisitada a elaboração de Planos de Controle Emergencial de Mitigação de Poeira. Esse documento visa prever a ocorrência de emissões críticas de poluentes, as possíveis fontes envolvidas e os procedimentos que devem ser tomados para controle dos riscos, minimizando o impacto. Todavia, a eficácia do Plano depende da frequente análise crítica das ações previstas, alinhado à redução dos eventos críticos observados visualmente e quantitativamente.

Precisando de auxílio para elaborar o Plano de Controle Emergencial de Mitigação de Poluentes Atmosféricos de sua empresa? Conte conosco. Será um prazer atendê-los.

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×