English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Cálculo de incerteza de medição

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Cálculo de incerteza de medição

A aplicação da incerteza de medição em laboratórios de metrologia é uma das exigências da ABNT NBR ISO/IEC 17025. Em seu item 7.6 a norma exige que o laboratório identifique todas as contribuições para cada incerteza de medição que seja significativa, incluindo oriundas da amostragem. O post de hoje tem o propósito de esclarecer um pouco sobre esse conceito que ainda é um tabu para os laboratórios.

 

A incerteza é uma faixa de valores atribuídos a um mensurando onde se confia que o seu resultado se encontra  Seja a definição estabelecida pelo VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia 2012.

 

“Incerteza de medição: Parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas. (VIM 2012)”

 

Com base nessa definição veja que o conceito de incerteza é bem diferente do conceito de erro de medição, muita gente confunde. O erro por sua vez é o quanto o resultado medido se distancia do resultado real (Valor de referência).

 

“Erro de medição: Diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência. (VIM 2012)”

 

Agora que sabemos que a incerteza reflete o desconhecimento do valor exato do mensurando enquanto o erro é a diferença entre o valor medido e o valor real, vamos tentar associá-los na rotina de um laboratório. Para um gestor definir as incertezas e as fontes de erro correspondentes de um método ele precisa identificá-las. Geralmente as fontes de erro são atribuídas à calibração, condições de uso e manutenção do instrumento, condições ambientais, falha humana, dentre outros. Para contribuição da incerteza, por sua vez, normalmente utilizam-se ferramentas da qualidade como auxílio. A ferramenta mais adotada é o diagrama de ishikawa (figura 1) que permite o analista visualizar as etapas do seu método que possam estar interferindo no resultado final.

 

Existem incertezas padrões em todo a metodologia do ensaio, na amostragem, nos reagentes, equipamentos, vidrarias, diluição e no processo de determinação de curvas de calibrações para métodos colorimétricos.

mpitemporario.com.br/projetos/engearconsultoria.com.br



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×