English Portuguese Spanish
Blog

Série The Crown retrata fenômeno de Inversão Térmica

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Série The Crown retrata fenômeno de Inversão Térmica
 
A série The Crown, da Netflix, em seu quarto episódio da primeira temporada relata um
dos maiores desastres ambientais do mundo.Em dezembro de 1952 uma frente fria chegou a Londres e estimulou as pessoas a utilizarem mais carvão para se aquecerem. Contudo, o carvão de melhor qualidade havia sido exportado, o que obrigou a população londrina a utilizar os de piores condições e ricos em enxofre. A massa de ar frio causou uma inversão térmica e permitiu um acúmulo crescente desses poluentes na atmosfera. Como resultado, os óxidos de metais catalisaram o dióxido de enxofre e o transformaram em trióxido e ácido sulfúrico, tornando as condições atmosféricas  extremamente ácidas. Assim, o nevoeiro resultante da junção de névoa natural com muita fumaça negra tornou-se denso (ANDRADE, 1992).
 
.
A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma camada de ar quente, localizada a alguns metros acima da superfície, se sobrepõe ao ar frio, impedindo a formação da convecção natural entre essas camadas de ar, conforme figura 1. À vista disso, o ar preso e sobreposto pela massa de ar frio sofre resfriamento e por consequência se torna mais denso, provocando a suspensão dos poluentes próximo da superfície. Por isso, a inversão térmica é conhecida pelo confinamento de grandes concentrações de poluentes atmosféricos (KÖNIG, 2000; BRAGA, 2001).
.
 
Figura 1: Inversão Térmica
 
 
Fonte: GUIA ESTUDO (2019)
 
Salienta-se que este fenômeno ocorre com maior frequência no período noturno, ocasiando no acúmulo de todas as emissões ocorrentes no dia seguinte. Dessa forma, um local onde há grande adensamento de fontes emissoras de poluentes atmosféricos, como fontesveiculares e industriais, tal fenômeno pode ocasionar em graves problemas respiratórios a população ali presente (KÖNIG, 2000).
 
.
Em decorrência disso, parte da população mais pobre de Londres inalou grande quantidade de poluentes, o que ocasionou em infecções do trato respiratório, além da obstrução mecânica das vias respiratórias por deposição de secreções. Acredita-se que o smog vitimou cerca de 4.000 pessoas, no período de uma semana, e deixado cerca de 100.000 pessoas com proplemas respiratórios (BBC, 2012).
 
.
Como resultado do grande impacto nas vidas humanas, foi-se dado um importante impulso aos movimentos ambientais, levando a reflexões sobre a poluição atmosférica e seu potencial letal. Assim, ocasionando no surgimento de novas regulamentações e uma série de normas legais como o Clean Air Act 1956 e o Clean Air Act 1968, que restringiram a poluição do ar (PEIXOTO, 2018).
 
 
 
Autora: Manuella Faustina
 
 
Referências:
 
 
Andrade, H. (1996). A qualidade do ar em Lisboa. Valores médios e situações extremas . Finisterra.
 
 
BBC. (5 de Dezembro de 2012). Great Smog 60 years on: ‘New laws needed to clean London’s air’. Acesso em 20 de Janeiro de 2021, disponível em BBC news: https://www.bbc.com/news/uk-england-london-20269309.
 
 
BRAGA, A., et. al (2001). Poluição atmosférica e a saúde humana. São Paulo: REVISTA USP.
 
 
GUIA ESTUDO. Inversão Térmica. Acesso em 20 de Janeiro de 2021, disponível em BBC news: https://www.bbc.com/news/uk-england-london-20269309.
KÖNIG, G. A. (2020). COMPARAÇÃO ENTRE A ESCALA RINGELMANN E A QUANTIDADE DE MATERIAL PARTICULADO EMITIDA POR MOTOR DIESEL. FLORIANÓPOLIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
 
 
Peixoto, P. H. (2018). BIOLOGIA FUNCIONAL E MANEJO DE ECOSSISTEMAS. Programa de Pós-Graduação em Ecologia – UFJF.
 


Gostou? compartilhe!

Whatsapp ENGEAR CONSULTORIA Whatsapp ENGEAR CONSULTORIA